Nosso consumo e escolhas retratam a forma como vemos o mundo!
No nosso estilo de economia capitalista moderna a abundância dos bens de consumo, continuamente produzidos pelo sistema industrial, pode ser considerado um símbolo de conforto, sucesso e status (posição social).
O problema não é consumo – visto que essa é uma atividade natural de ser humano e indispensável na nossa sociedade –, mas sim o consumo em excesso, desenfreado, sem consciência e dispensável para a nossa qualidade de vida.
Por isso surgem dois conceitos:
✔️Consumo: atividade exercida pelo consumidor que consiste em consumir o básico, de maneira consciente.
✔️Consumismo: atividade exercida pelo consumista que consiste em consumir de forma desenfreada ou desnecessária.
O padrão de consumo da humanidade mudou, a sociedade contemporânea ou ”sociedade de consumo” tem sido estimulada pelas forças do mercado (obsolência programada), da moda e da propaganda a adquirirem muito mais do que o necessário.
A AGENDA 21, documento assinado durante a Rio92, já deixa clara esta preocupação ambientalmente insustentável, pois com o aumento da procura por novos produtos ocorre uma exploração excessiva de recursos naturais, causando:
✔️Exaustão de recursos naturais renováveis e não renováveis;
✔️Emissão de gases poluentes (mudanças climáticas);
✔️Desfiguração do solo;
✔️Perda de florestas e biodiversidade,
✔️Poluição da água e do ar;
🌿 Devemos buscar escolhas mais conscientes, pensar na procedência do produto (recursos humanos e naturais), impactos do ciclo de vida do produto e destinação dos resíduos.
Por essa razão, ao adquirir algo sempre se pergunte: Necessito? Quero? Tenho condições de pagar? Onde posso descartar depois que não utilizar mais?
🌎 Seu poder de compra Influencia o Planeta e sua vida!